Enquadramento Geográfico

O Parque Natural da Arrábida situa-se na parte Sul da península de Setúbal (ver mapa das áreas protegidas). Encerra-se numa área geográfica relativamente limitada mas com uma grande diversidade, única no nosso país, de habitats e, correspondentemente, de espécies vegetais e animais.

O grande interesse pelas orquídeas da Arrábida reside justamente no facto de, nesta pequena área geográfica e a acompanhar a diversidade de habitats, se concentrarem perto de metade de todas as espécies portuguesas.

Mapa do Parque Natural da Arrábida

Enquadramento Geológico

A morfologia do Parque Natural da Arrábida e zona envolvente é marcada pelas cadeias montanhosas da cordilheira da Arrábida, os vales que as entremeiam e vastas planícies que se lhe juntam a Norte e Oeste. A cordilheira é constituída essencialmente de rochas calcárias, frequentemente visíveis em afloramentos rochosos esbranquiçados. Numa orientação ENE-WSW, é formada por três principais cadeias montanhosas com a mesma orientação que, de Norte para Sul, vão aumentando em altitude e na inclinação das suas encostas.

Mais a Norte temos a crista formada pela Serra de São Francisco e a Serra do Louro. Esta é separada da Serra do Gaiteiro e Serra de São Luís, a segunda cadeia montanhosa, pelos Vale dos Barris e Vale de Alcube. No limite Sudoeste destas montanhas, o Vale de Picheleiros separa-as da mais proeminente cadeia montanhosa, formada pela Serra do Risco e pela Serra da Arrábida, que se estende para Oeste junto à orla costeira. A Norte, e estendendo-se também para Oeste, existe uma vasta planície constituída principalmente por areias siliciosas.

As areias, argilas e brechas foram causadas por movimentos de emersão posteriores à formação do núcleo calcário da Arrábida.

Fazendo parte do Parque Natural da Arrábida, apesar de territorialmente separada, temos a Zona Especial de Conservação (ZEC) Arrábida-Espichel que abrange toda a área costeira desde Sesimbra até à Praia da Foz, passando pelo Cabo Espichel. Esta área é constituída principalmente por afloramentos calcários e por arenitos.