As Orquídeas Silvestres
Para o Homem comum, a ideia de orquídea é aquela flor vistosa que encontramos à venda nas floristas. Este website versa sobre as outras, as muito mais interessantes e variadas espécies silvestres que nascem livres e espontâneas nos prados e montanhas do nosso território.
As cerca de 28500 espécies de orquídeas apresentam-se numa enorme diversidade, para todos os gostos e feitios: grandes ou pequenas, bonitas ou discretas, terrestres ou epífitas, raras ou abundantes. As orquídeas silvestres ocupam todos os habitats exceptuando zonas permanentemente geladas e desertos absolutos, mas são muito mais numerosas nas zonas tropicais e subtropicais, quer em quantidade quer em número de espécies.
Nos climas temperados as orquídeas silvestres são geralmente mais pequenas e discretas. Aqui, a grande maioria das orquídeas nem são reconhecidas como tal, mas sim pelos nomes comuns que geralmente as apresentam como ervas: Erva-vespa, Erva-abelha ou Erva-do-salepo, por exemplo.
No entanto, se nos aproximarmos, podemos ainda deliciar-nos com toda a beleza das suas peças florais altamente modificadas. Se quisermos saber mais, podemos maravilhar-nos com as suas estratégias evolutivas que, no reino vegetal, as colocam num nível de evolução comparável à espécie humana no reino animal.